A Importância da Psicoterapia
- Natalia Fioravante

- 6 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de ago. de 2022

Coloquei aqui de forma sucinta alguns pontos que considero importante quando penso na importância da psicoterapia.
Oportunidade de encontro consigo mesmo
Encontrar consigo mesmo é a oportunidade de ter um espaço só seu para compartilhar seus conflitos e suas dificuldades. Você se abre para o que poderá surgir enquanto fala, tendo ali um outro, no caso, o psicólogo, com uma escuta diferenciada, que não está ali pra te julgar e irá te auxiliar a se sentir mais fortalecido.
Ressignificar vivências
Ressignificar é um termo comum utilizado na psicanálise para quando, dentro do processo terapêutico, você revisita vivências que te marcaram por algum motivo, sejam elas recentes, ou ainda que aconteceram há muito tempo atrás, como na infância. Algumas são lembranças dolorosas, outras nem tanto. Ressignificar é você poder falar disso para poder identificar sentimentos e percepções que você teve no momento do ocorrido, trazendo-as para o agora, podendo olhar para isso como a pessoa que você é hoje e não mais como aquela que foi.
Respeitar o processo
O que geralmente acontece é que as pessoas procuram a ajuda de um psicólogo quando estão em um momento de grande angústia, e não tem problema nenhum com isso, mas quando se está em uma situação na vida que gera tanto desconforto é comum querer que toda aquela situação se resolva logo, portanto se busca a terapia justamente para acabar com o sofrimento, mas você vai perceber, durante as sessões, que há todo um processo que precisa ser respeitado e que levará um tempo. Aquela questão que te motivou buscar a terapia possui muitas camadas emocionais e que estão ligadas a tantas outras que você não conseguiu identificar ainda. Respeitar o processo é estar disponível para não ter respostas prontas ou resultado imediato.
Identificar seus sentimentos
Pode parece algo simples perceber o que está sentindo, mas não é tanto assim. Todos nós temos várias sensações ao longo de um dia, mas nem sempre elas são identificadas por nós, pois confundimos nosso sentir, nos distraímos, camuflamos, para não olhar para algum sentimento que está nos gerando incômodo. Às vezes você pode dizer para si mesmo que está ansioso, mas o que está sentindo vai muito além disso e a ansiedade surge como resultado do medo de não ter controle sobre a vida ou o que vai acontecer, por exemplo. Ser ansioso pra você pode muito bem ter um significado totalmente diferente do que é ser ansioso pra outra pessoa, a terapia está aí para auxiliar nessa descoberta.
Acompanhamento psicológico
A terapia é de grande importância pra quem está fazendo uso de medicamentos como ansiolíticos ou antidepressivos, ou quem já está fazendo acompanhamento psiquiátrico por alguma razão ou diagnóstico de algum transtorno mental. Os remédios servem para dar alguma sustentação psicológica, em um momento difícil, mas não eliminam ou substituem o que foi mencionado acima, fazer o movimento de se olhar, de aprender identificar e a lidar com seus sentimentos, ir ressignificando alguns pontos de sua história de vida e a partir disso ir se fortalecendo apesar de tudo que te aconteceu, portanto a terapia deve caminhar junto, com o tratamento medicamentoso.
“Uma análise não muda tanto assim a pessoa para ela se adaptar melhor no mundo, muitas vezes muda o mundo dela para adaptar-se ao que nela não muda.” (Marcus André Vieira)



Comentários