top of page

Saúde Mental nas Redes Sociais

  • Foto do escritor: Natalia Fioravante
    Natalia Fioravante
  • 8 de jun. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de ago. de 2022


ree

Estamos conectados o tempo todo, quantas vezes por dia você acessa suas redes sociais? Aposto que assim como eu, algumas vezes por dia, se não várias, qualquer oportunidade é a chance que temos de saber o que as pessoas estão falando, publicando, vivendo, em um gesto simples e automático que é pegar o nosso celular e com isso somos invadidos por uma avalanche de informações de todo tipo.


E você aí já parou pra pensar no impacto que todas essas informações tem na sua vida? Pois é, eu já, e a palavra invadido que usei acima não é à toa, somos diariamente invadidos por ideais, por imagens que aparentam perfeição, tudo é muito incrível dentro de uma rede social e quando você menos espera sente uma desmotivação pelas coisas que está fazendo ou até mesmo uma falta de sentido na sua vida e nem imagina que esses sentimentos podem estar relacionados com aquela olhada que você deu na sua rede social, naquele corpo diferente do seu e que aparenta harmonia, naquele relacionamento aparentemente ideal de alguém que postou a foto do casal naquele restaurante incrível, e tem também aquela foto da família sorridente e alegre tão diferente da sua, você se compara, e perde uma grande energia nisso e pior, nem se dá conta que sua saúde mental é comprometida com isso, que você desvaloriza o que faz e muitas vezes quem se é, porque não alcançou o sucesso ou a felicidade que você acabou de ver naquela postagem do Instagram, e que está muito longe disso. Será mesmo que as redes traduzem a realidade?


Não há como negar que as redes sociais é algo incrível e que conecta milhares de pessoas ao mesmo tempo, não estou dizendo que devemos deixar de usar ou abandonar essas ferramentas que se tornaram parte de nossas vidas, nem vou colocar isso em discussão, o que estou propondo com esse texto é uma breve reflexão sobre o que é realidade e o que é postado, quando comparamos a nossa vida com a vida de outra pessoa tendo como base a imagem que vemos, automaticamente ficamos seduzidos por aquilo, muitas vezes não paramos pra pensar que a vida é cheia de altos e baixos, que não cabe naquela imagem ideal que você acabou de olhar no feed. O que você acabou de visualizar é só um momento da vida de alguém, mas será que toda sua vida está naquela foto linda?


O que na verdade você vê da publicação do outro é só um recorte, um momento apenas e não toda a vida daquela pessoa. Então, não é justo com você, se comparar, porque você não sabe de fato, como é sua vida, suas dores, seus medos, os reais sentimentos atrás daquele clique perfeito.


Quando você compara a sua vida com a de outras pessoas, você pode acabar minando sua saúde mental, fazendo com que você se invalide, desconfiando de si mesmo, gerando possíveis cobranças de que tem que ter sucesso em determinada área de sua vida para ser alguém de valor. É claro que todos nós queremos um bom trabalho, um relacionamento que nos traga satisfação, alegrias na vida, e postar fotos incríveis na rede social não é mesmo? Mas, tenha em mente que a imagem não é tudo, não traduz uma história de vida de uma pessoa, que é cheia de desafios, de dias bons e outros nem tanto. Por mais que a grama do vizinho pareça mais verde que a sua, a nossa vida e a vida do outro não é uma felicidade constante.


Tenho certeza que, por dia, você gasta uma energia enorme medindo seu valor através da aparente felicidade do outro. Eu poderia até terminar esse texto dando dicas práticas de como se preservar ou cuidar de si mesmo quando você acessa a rede social, como limitar o uso, algo que talvez você em algum momento já sentiu que te faria bem, mas prefiro terminar esse texto trazendo uma reflexão sobre o cuidado que você tem que ter consigo mesmo, tendo a consciência que um momento ou imagem bacana não traduz uma trajetória de vida, e nem define quem você é, e nem define quem o outro é. Precisamos soltar a idealização de uma vida perfeita, que as pessoas são felizes o tempo todo, acabamos por consumir essas imagens gerando uma ansiedade imensa depois em nossas vidas.


Espero que essa breve reflexão sirva pra você pensar no quanto tem se cuidado no uso das redes sociais, o quanto alguns sentimentos de menor valor são potencializadas com atitudes de se comparar e de buscar uma perfeição que não existe e, o quanto sua saúde mental pode estar sendo prejudicada, caso você não tenha consciência disso.

Valorize quem você é e o que construiu na sua vida até agora, use sua rede social, mas cuide de você também, estabeleça seus limites e se você perceber com isso que está muito difícil ficar longe de comparações, que não está conseguindo cuidar do seu valor pessoal sozinho, procure ajuda profissional, a psicoterapia pode te ajudar nesse processo.





 
 
 

Comentários


©2022 por Natalia Fioravante. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page